5 tendências emergentes na indústria cinematográfica! A indústria cinematográfica está em constante evolução e crescendo, incorporando novas técnicas, eliminando modismos desatualizados e revisitando tendências para trazer técnicas mais antigas de volta à vida. Quais são as tendências mais novas hoje? Confira essas 5 tendências emergentes na indústria cinematográfica aqui na Super 35 para descobrir quais tendências de filmagem estão trazendo retorno, quais novas tendências estão surgindo nos últimos anos, e quais tendências podemos esperar para continuar nos próximos anos ao longo da indústria cinematográfica, incluindo filmes de alto e baixo orçamento e programas de TV.
A volta dos efeitos práticos ao invés de CGI
Até os últimos dois anos, você – e muitos na indústria cinematográfica – poderiam ter pensado que o CGI estaria substituindo efeitos práticos na arena de efeitos especiais. Mal se imaginava que os efeitos práticos retornariam fortemente, especialmente em alguns dos principais filmes de sucesso atuais. Alguns dos títulos mais recentes usando efeitos práticos incluem Star Wars: O Despertar da Força, e Mad Max: Fury Road, e talvez surpreendentemente grande parte do filme Inception de 2010.
Filmes de menor orçamento estão sendo estreados online
Se você é alguém que utiliza serviços de streaming como Netflix, Amazon e YouTube, deve ter notado que esses canais estão passando por um aumento drástico nos filmes que estão sendo produzidos explicitamente – ou inicialmente – nessas plataformas. Não só existem programas de TV “Netflix Original” e “Amazon Original”, como também longas-metragens em destaque. Mais recentemente, filmes de baixo orçamento como “What Happened Miss Simone” e o documentário 13th, além de programas de TV populares como Orange is the New Black e House of Cards.
Aumento da crítica social nos filmes
A arena social-política tem visto um constante crescimento em vários meios de comunicação, incluindo programas de comédia satírica, meios de notícias tradicionais, mídias sociais entre outros, e a indústria cinematográfica não é exceção. Recentemente, comentários sociais fizeram um avanço na indústria cinematográfica tradicional, levando a sucessos de bilheteria, tornando-se filmes premiados e reconhecidos que se concentram em questões sociais relevantes, incluindo aceitação e celebração da diversidade, destacando conflitos políticos e fomentando a unidade entre as populações.
Alguns dos filmes mais celebrados com comentários sociais incluem:
• Moonlight, que aborda questões LGBTQ e raça. O filme foi premiado com três Oscars, um Globo de Ouro, um Screen Actors Guild Award, e vários outros prêmios;
• Corra!, um comentário sobre as relações raciais;
• 13th, o documentário original da Netflix com foco na “intersecção entre raça, justiça e encarceramento em massa nos Estados Unidos”;
• Loving, nomeado um dos “melhores filmes de 2016” e indicado para vários prêmios, incluindo um Oscar, Globo de Ouro e muito mais. O filme explora a história de um casal interracial que é preso e forja uma batalha legal subsequente, levando a uma decisão histórica da Suprema Corte dos EUA.
Celebrando e incorporando a diversidade
Cada vez mais, talvez por causa do aumento dos comentários sociais na indústria cinematográfica, vemos um aumento da diversidade no cinema. Desde o casting de protagonistas femininas em papéis tipicamente masculinos até a incorporação de mais diversidade racial em filmes que podem ter incluído um elenco principalmente branco em anos anteriores, a indústria cinematográfica está se tornando mais diversificada o tempo todo, permitindo maior flexibilidade e criatividade na forma como os filmes são feitos. Tal diversidade pode ser vista em filmes como Moonlight, como evidenciado pelo personagem principal, um jovem e homossexual negro; o remake de Caça-Fantasmas de 2016, que ostentava um elenco cheio de mulheres; e o filme de 2018 Ocean’s Eight, outro filme que contará com um elenco inteiramente feminino em uma franquia que foi historicamente dominada por atores masculinos.
Câmera na Mão
Câmera na mão, também conhecidas como “imagens encontradas”, tornaram-se comuns em filmes indie e filmes de terror que visam dar uma sensação um pouco “desalinhada” para seu público, evocando os sentimentos estranhos típicos dos thrillers. Filmes com câmeras portáteis icônicas incluem Atividade Paranormal, Cloverfield, e o Sci-Fi, thriller Chronicle. No entanto, a indústria cinematográfica tem recebido trabalhos de câmera na mão em outros gêneros, dando aos diretores e cineastas novas maneiras de olhar para as filmagens de filmes tradicionais de uma maneira incomum. A comédia de 2012 Project X utilizou câmeras na mão para acentuar as temáticas do filme, e programas de TV como The Office e Parks and Recreation criaram uma nova maneira de assistir TV simplesmente utilizando câmeras na mão no formato “mockumentary” para adicionar um toque de realidade às suas histórias e personagens.
Artigo traduzido e revisado pela Mingle Filmes, diretamente da The Los Angeles Film School.