Direitos autorais de conteúdo
Trabalhando como uma produtora de vídeo, encontramos muitos cenários diferentes relacionados aos direitos autorais para criadores de conteúdo que, em última análise, afetaram a propriedade dos direitos autorais dos projetos.
Neste artigo do blog, ofereço algumas perspectivas sobre as questões de direitos autorais.
Adira às leis e requisitos de direitos autorais para evitar ser processado, ter conteúdo removido ou canais desativados.
Propriedade da mídia
Para uma visão geral, quando você filma ou grava algo, você possui os direitos autorais daquele material. Isso é verdade para todos os meios, incluindo fotografia, filmagem e gravação de áudio. Se atores, músicos, performers ou outros talentos estiverem envolvidos, questões adicionais de direitos autorais podem se aplicar a esse conteúdo.
Comissões baseadas em contrato
Ao trabalhar para uma organização maior, empresa corporativa, produtora ou canal de TV, você geralmente será solicitado a assinar um contrato antes de iniciar o projeto. Os contratos geralmente detalham que tudo o que é criado ou gravado é propriedade da organização ou empresa relevante.
Submetido a um NDA
Seu cliente pode solicitar que você assine um NDA (Non-Disclosure Agreement), que é um acordo de não divulgação. Você pode ser solicitado a assinar um NDA antes de qualquer detalhe do projeto ser revelado. Normalmente, um NDA oferece ao seu cliente a proteção de que você não pode compartilhar nada sobre o projeto ou sua mídia com mais ninguém. Isso se torna sua responsabilidade legal garantir que você cumpra integralmente os termos delineados naquele NDA.
Sem acordo formal
Ao trabalhar para pequenas empresas e indivíduos, você pode não ter um acordo ou contrato formal por escrito. Entender e concordar com qualquer comissão ou briefing pode ocorrer por e-mail, mensagens ou telefone. Agir de forma honesta, considerativa e de boa fé em relação aos seus clientes é a melhor abordagem e lhe servirá bem.
Licenciamento de música
Música comercial protegida por direitos autorais é o conteúdo de mídia mais protegido por direitos autorais e ativamente regulamentado.
Sites de hospedagem de vídeo como Vimeo e YouTube e redes sociais como Facebook “ouvem” todo o seu áudio. Os usuários são notificados quando música comercial protegida por direitos autorais é publicamente hospedada em seus sites. A responsabilidade será sua para provar que você tem a permissão adequada para usá-la.
O C (C dentro de um círculo) e o P (P dentro de um círculo) indicam diferentes partes da propriedade dos direitos autorais para música comercial protegida. Ambos precisarão ser licenciados antes do uso. PRS licencia música comercial no Reino Unido, que é sempre muito caro.
Usando música de produção
Você pode licenciar música de produção de sites como Pond 5 para qualquer uso. Pesquise no Google por música de produção para encontrar centenas de sites adequados. Isso é muito mais fácil e acessível do que licenciar pela PRS.
Entrega de arquivos de mídia
Quando uma comissão para um cliente é aceita, os arquivos ou entregáveis serão entregues conforme o acordado. Isso pode ser uma versão editada, uma seleção da mídia ou todos os arquivos se isso tiver sido negociado e quantificado anteriormente.
Se seu cliente solicitar mais tarde uma entrega de arquivo que você não quantificou, seria razoável negociar termos adicionais antes dessa entrega se você achar que é apropriado. Isso pode incluir qualquer pagamento extra, créditos adicionais de criador ou qualquer coisa que você puder negociar e que lhe convier melhor.
Uso de showreel
Se você quiser usar algum conteúdo de seu cliente em um showreel, talvez queira pedir permissão ao seu cliente. Seu cliente pode solicitar que você não compartilhe imagens específicas, talvez até mesmo por um certo período. Eles também podem perguntar o que você deseja usar e como quer usá-lo antes da aprovação deles.
Se você tiver alguma dúvida sobre direitos autorais para criadores de conteúdo, entre em contato.